Cuidados com a Black Friday – 5 dicas para não ser enganado

É só chegar novembro que começa as propagandas e promoções anunciando a Black Friday, não é mesmo? Essa data veio inicialmente dos Estados Unidos, acontece no Brasil desde 2010. Segundo portal Finanças Femininas (2018) “R$ 1,5 bilhões foram movimentados em 2015, um aumento de 76% em relação a 2014. Ela acontece na última sexta-feira do mês e, na segunda-feira seguinte, acontece a Cyber Monday, voltada especialmente para descontos em e-commerces.”

A princípio pode parecer algo muito atrativo, mas cuidado! Você pode acabar adquirindo algo sem necessidade ou levar um produto com um falso desconto. Fique de olho nas 5 dicas que separamos aqui:

1. Analise o orçamento

Primeiro de tudo, veja suas condições para comprar tal produto. Você realmente precisa disso? Se sim, nesse momento você consegue bancar? Se a resposta for sim para os dois vá em frente! Se não, aguenta um pouquinho!

2. Foque no que realmente quer

Muitas ofertas de todos os lados, a tentação é grande! Mas seja forte. Veja os anúncios daquilo que realmente precisa para evitar compras por impulso.

3. Fique de olho nos descontos falsos

Fique de olho! Algumas empresas aumentam os preços antes da Black Friday para dar o “desconto” no período da promoção. Isso é chamado de Maquiagem de preços e é considerado como propaganda enganosa. Inclusive, é até sujeito a penalidade segundo Christian Printes, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). “De acordo com o Procon, 28,3% das reclamações registradas na Black Friday do ano passado dizem respeito a esse problema. Para se proteger, o Idec recomenda que se pesquise o preço do produto em, pelo menos, três lugares diferentes, duas semanas antes da data.”

4. Desconfie!

Dê uma olhada na reputação das lojas antes de comprar algo. Pesquise em sites como o Reclame Aqui procure feedbacks e opiniões de quem já comprou. Confira também os comentários dos clientes da loja pelas redes sociais. Vale a pena tomar esses cuidados para não ser enganado.

5. Tenha calma

Esse sentimento de urgência e escassez é jogada de vendedor. Analise todos os pontos e veja se realmente vale a pena comprar o que deseja nessa época. Caso não dê, não tem problema. Janeiro também é uma ótima época para compras, já que grande parte das lojas querem vender o estoque do ano passado.

Cuidados com a Black Friday - 5 dicas para não ser enganado

E se a sua empresa participar da Black Frifay, não pratique má conduta com seus clientes! Siga as dicas aqui e forneça uma boa experiência de compra para seus clientes! Isso fideliza para que eles sempre voltem a fazer negócios com a sua empresa.

Quer ter o controle do seu orçamento empresarial? Então comece a testar o Nummer Agora mesmo!

Dificuldade de gerenciar seu orçamento empresarial nummer

Tem alguma dica para a Black Friday?

Se você quer deixar algum comentário ou dica para essa Black Friday, comente aqui na postagem!

Leave a Reply