Fornecer recesso de funcionários no fim do ano pode trazer muitos benefícios para a sua empresa! Veja o porquê.

Fim de ano, mais especificamente na semana de natal e ano novo, é uma data especial para todos, pois queremos estar próximos dos familiares e participar de confraternizações, não é mesmo? Além de ser um período onde os empreendimentos comerciais e prestação de serviços possui um fluxo bem mais reduzido. Nesse período, tanto os empreendedores quanto os funcionários anseiam por um tempo livre para que possam participar dos seus eventos particulares e estar com seus entes. Em alguns casos, um recesso coletivo não é possível por conta de demandas incessantes, principalmente em nichos e-commerce que vendem mais em datas comemorativas. Mas se houver um bom planejamento todos podem sair ganhando.

O recesso de funcionários é um benefício que a empresa fornece a seus empregados, liberando-os em um período acordado sem qualquer desconto salarial. A organização fica a critério da empresa, e podem através de acordo interno, não precisando de um regulamento específico ou período obrigatório.

Alguns dias de pausa podem trazer muitos benefícios como:

  1. Os fucionários podem descansar seu corpo e mente para voltarem mais produtivos, motivados e renovados no início do ano
  2. Neste período, geralmente clientes e fornecedores também estarão em recesso, o que pode diminuir o fluxo de clientes, vendas, atendimento, etc.
  3. O recesso pode gerar economia, já que enquanto a empresa não estiver em funcionamento será menos gasto com energia, água, telefone alimentação, etc.

Para se preparar para o período de recesso, separamos algumas dicas. São elas:

1 – Tenha um planejamento

Após o recesso ter sido acordado, é necessário realizar um bom planejamento de todas as tarefas. Elas precisam ser colocadas em dia e/ou adiantadas para que não se acumule no período em que a empresa estará em recesso.

O ideal é que este planejamento seja feito com antecedência recomendada de 3 meses. Assim todos os pontos podem ser alinhados para que tenha tempo de resolver qualquer problema que possa surgir.

Um planejamento financeiro também é essencial para conseguir planejar esse período de pausas sem ficar no vermelho. O Nummer pode te ajudar a manter a organização financeira da sua empresa de forma prática e eficaz!

2 – Comunicação é a chave

Faça uma reunião com os colaboradores e explique os planos com antecedência para que eles se animem e possam adiantar as coisas. Evite e-mails impondo datas sem aviso prévio, pois isso causa desconforto. Seja aberto e claro na comunicação com a sua equipe

3 – Dê atenção redobrada para setores com problemas

Procure problemas de setores que precisam ser solucionados e cobre a devida atenção dos responsáveis. Eles precisam ser resolvidos antes do recesso de funcionários. Problemas pendentes pequenos podem se tornar grandes se forem deixados de lado por um longo tempo.

4 – Organize as tarefas de forma efetiva

Elabore um cronograme de tarefas para seus funcionários e estipule as datas que devem ser cumpridas. É muito importante que as tarefas sejam bem claras, evitando retrabalho. É necessário também que você esteja aberto para dúvidas durante esse período em que a equipe estará ocupada. É necessário também supervisionar o andamento e avaliar os resultados para conseguir aperfeiçoar caso seja necessário.

O nummer possui a funcionalidade de Lista de Tarefas, você conhece? Delegue tarefas para sua equipe e acompanhe o histórico de cada tarefa. Veja mais aqui.Lista de Tarefas Nummer

5 – Imprevistos podem acontecer

Esteja preparado para qualquer imprevisto que venha surgir nesse período de recesso de funcionários. Sua equipe precisa estar unida para conseguir solucioná-los. Se necessário, deixe alguém responsável para estes casos específicos.

6 – Informe seus clientes e fornecedores

Divulgue seus clientes e fornecedores no mínimo 40 dias para que eles possam se programar. Informe as datas detalhadas de saída e retorno pedindo que pedidos sejam antecipados evitando atrasos. Uma boa comunicação resolve grande parte dos problemas!

 

Agora que você já sabe como fazer um bom planejamento para o recesso de funcionários, que tal pensar mais no assunto e tirar uma folga também? Você e sua equipe merecem!

E nesse período pode deixar que as finanças da sua empresa estarão em boas mãos com o Nummer!

Plataforma de gestão financeira

 

 

Leave a Reply